Ponto Comercial da Farmácia
Ponto Comercial da Farmácia

Publicado por farmarcas • 26 de janeiro de 2017

5 dicas para escolher o ponto comercial da farmácia

Um dos principais requisitos para o sucesso de um negócio de varejo é o ponto comercial. Não basta ter bons produtos, preços competitivos e vendedores eficientes se a localização não é adequada. O ponto comercial da farmácia é extremamente fundamental para o sucesso do negócio.

Muitos empreendedores cometem o erro de achar, por exemplo, que basta a rua ser movimentada para garantir muitos clientes. Outros acham que é melhor ficar longe de um concorrente mais forte. Mas a escolha do ponto comercial da farmácia é primordial antes de pensar qualquer outro assunto relacionado.

Na Farmarcas, temos uma equipe que orienta na sobre alguns critérios relacionados à localização do imóvel e a circulação de pessoas, tudo isso para capacitar os novos associados a fazerem uma boa avaliação do ponto comercial da farmácia. Veja algumas dicas que preparamos para você pensar na hora de escolher onde abrirá a sua farmácia:

1 – Localização

Dizer que uma rua movimentada é o melhor local pode ser precipitado. Dependendo do perfil do cliente, estar no centro da cidade pode ser um diferencial, por exemplo. Outro fator que você precisa analisar é a necessidade ou não de ter um espaço para estacionamento. Se isso não for possível, pesquisa empresas próximas ao ponto para uma possível parceria.

2 – Disponibilidade imobiliária

A região pode ser a ideal para o seu negócio, mas você precisa saber se há disponibilidade de imóveis ou se os valores de aluguel são muito altos. Os valores de alugueis costumam comprometer boa parte do seu faturamento e, por isso, fique atento ao planejamento.

3 – Proximidade com outros comércios

A proximidade a outros serviços, como chaveiros, lotéricas, agências dos Correios, bancos 24h e supermercados pode ser muito interessante para você se beneficiar do grande fluxo de pessoas para a sua farmácia.

4 – Ponto de ônibus

Essa referência também é bastante relativa. Pode ser bom para produtos de alta circulação e baixos valores, mas é ruim para produtos e serviços de maior valor aquisitivo. Por isso, analise bem antes de escolher o imóvel.

5 – Concorrência

Verifique se o mercado já não está saturado para o seu negócio. Não é interessante apenas oferecer mais do que já existe na região. Vai ser preciso se diferenciar para se sobressair aos concorrentes que já atuam na região.

Como se preparar para um projeto de expansão de farmácias?

Há muitos fatores que você deve considerar antes de escolher um ponto comercial para abrir uma farmácia. Afinal de contas, trata-se de um investimento e você não quer perder tempo nem dinheiro, certo? A orientação e a assessoria de profissionais experientes podem ajudar você a tomar a melhor decisão para o seu negócio, inclusive na avaliação do seu ponto comercial.

Uma alternativa é filiar-se a uma rede associativista, pois você manter a sua independência financeira e administrativa e ainda trabalhar com uma estrutura semelhante às grandes redes de drogarias.

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