Importância da Fachada da Farmácia
Importância da Fachada da Farmácia

Publicado por brenno • 14 de junho de 2018

Entenda a importância da fachada da farmácia

A fachada da farmácia é o item mais importante da comunicação da drogaria. Muitos empresários se preocupam demais com as vendas e esquecem que os aspectos visuais são essenciais para o resultado do negócio.

A sua drogaria pode ter o melhor preço da região, mas se a fachada da farmácia não chamar a atenção do consumidor, suas vendas não serão as mesmas. Quando dizemos chamar a atenção, significa saber se comunicar com o público de maneira clara e objetiva. A fachada da farmácia deve mostrar a qualidade e o profissionalismo do estabelecimento.

O mercado brasileiro

Segundo dados da IQVIA, o Brasil possui mais de 84 mil farmácias. Dessas, pouco mais de 51 mil são independentes. Esse tipo de negócio, mais relacionado às farmácias de bairro, ainda não atingiu maturidade de negócio para se preocupar com o layout como as grandes redes ou as farmácias pertencentes a grupos associativistas.

Isso faz com que as farmácias de menor porte não se preocupem tanto com o layout e a fachada da farmácia. O que é extremamente prejudicial, dado o nível de exigência das grandes redes em relação à padronização de comunicação visual das lojas.

Por este motivo é que os proprietários de drogarias independentes devem estar atentos e desenvolver uma fachada da farmácia atraente. Dessa maneira é possível se destacar entre as farmácias da região e manter a lucratividade do estabelecimento com o aumento das vendas.

Aspectos visuais da drogaria

Comparando aspectos físicos da loja em geral, como espaço, mobiliário, iluminação, caixa, entre outros, a fachada da farmácia é extremamente importante para a comunicação do estabelecimento.

Por meio da fachada da farmácia é que os consumidores conseguem ter uma primeira impressão da loja e localizam a drogaria como referência, por conta da qualidade do material e da identidade da marca.

Padrão da identidade da farmácia é importante para conquistar o cliente

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Abiesv (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo), que não envolveu apenas o setor farmacêutico, 63% dos consumidores acham que a fachada é fundamental para identificar a marca e 59% identificam se a loja combina com seu gosto pela fachada.

Analisando a fachada, 57% dos entrevistados decidem se vão entrar na loja ou não, e os mesmos 57% já sabem se o estabelecimento é caro ou barato. Além disso, cerca de 50% já acreditam saber se a loja tem produtos de qualidade pela fachada.

A fachada da farmácia deve dar visibilidade à loja

A iluminação da fachada é muito importante. Vale lembrar que a comunicação deve ser percebida durante o dia e à noite. Portanto, paredes, calçadas e a parte externa da drogaria devem estar limpas e bem cuidadas. Uma boa iluminação à noite também é fundamental para destacar a sua loja.

Além disso, o ideal é que, mesmo do lado de fora, os consumidores possam observar a boa exposição e a arrumação da farmácia.

Mantenha o padrão da comunicação na fachada da farmácia

Muitos empresários focam nas vendas e se esquecem que, para ter clientes dentro da loja, a fachada deve se comunicar bem com os clientes. A identidade visual da farmácia deve ser desenvolvida por profissionais qualificados e que tenham conhecimentos sobre o varejo farmacêutico.

20 dicas para você montar uma drogaria de sucesso

Mesmo uma farmácia independente deve buscar uma fachada de destaque. Uma identidade própria certamente tornará o seu estabelecimento referência no bairro ou cidade em que está inserido.

Cuidado com a legislação local

Muitas cidades têm legislação específica sobre as fachadas do comércio. Fique atento às leis locais para a fachada da farmácia. Para evitar poluição visual, algumas prefeituras desenvolveram regras de tamanhos e permissões sobre a fachada das lojas.

A dica é, antes de fazer o investimento, consulte a legislação local para evitar multas e não desperdiçar dinheiro investido.

Como está a fachada da sua farmácia ou drogaria?

 


Comentários estão fechados.