Gestão da Farmácia
Gestão da Farmácia

Publicado por farmarcas • 12 de janeiro de 2017

Posso delegar a gestão da farmácia para alguém de confiança?

O empreendedor deve estar sempre cuidando de perto da gestão da farmácia? Sem dúvida alguma. Sempre que se inicia um novo negócio, o empresário fica muito próximo e até centraliza a administração. Mas, com o crescimento da empresa, é preciso delegar tarefas para que outra pessoa passe a colaborar com a administração.

É normal ter a dúvida sobre passar tal responsabilidade a outra pessoa, mas se o empreendedor não se desvencilhar da gestão da farmácia, em algum momento se verá impedido de alçar novos voos. Pode ter certeza que é essa forma de apego que impossibilita que o proprietário de uma farmácia crie filiais.

Mas como preparar a passagem da gestão para outra pessoa? É claro que o processo não é simples. É preciso cautela, buscando estabelecer confiança e promover a capacitação dos profissionais da empresa, sempre de maneira gradativa.

Escolhendo um gestor

A escolha de um profissional para a gestão da farmácia deve levar muitos pontos em consideração, inclusive a capacidade de liderança e os conhecimentos administrativo, financeiro e do mercado farmacêutico.

É interessante priorizar que a pessoa saiba o conceito de farmácia, drogaria, ponto de venda, categorias de produtos, legislação e ética profissional. Também é imprescindível o conhecimento em controle de estoque da drogaria, contábeis, tributários e trabalhistas.

Organização é a chave para a boa gestão de estoque da farmácia

Um gerente deve saber lidar com diferentes personalidades dos funcionários, além, claro, da parte de processos da loja. E não para por aí. É necessário ser uma pessoa comunicativa e que tenha conhecimentos de marketing, exposição de produtos no PDV, mix de produtos, venda adicional e legislação relacionada. O ideal é criar uma equipe em que todos estejam capacitados para conseguir administrar o negócio com eficiência, sem depender de um único profissional. Em uma equipe na qual todos são capazes, a motivação e o ritmo de trabalho são melhor, o que é ainda mais recomendável na gestão da farmácia.

Saiba como administrar sua farmácia com mais eficiência e melhore os seus resultados.


Comentários estão fechados.